quarta-feira, 29 de junho de 2011

knockout

Relembro hoje do boxeador norte-americano Sugar Ray Leonard.
Nascido em Wilmington, Carolina do Norte, 17 de maio de 1956 foi campeão olímpico e profissional e ficou três anos afastado em razão de uma operação na retina esquerda, depois de conquistar os dois títulos mundiais nas categorias dos meio-médios e dos médio-ligeiros.
Retornou em 1987 e ficou com o título em mais quatro categorias: médios, supermédios, meio-pesados e pesados. Seu recorde foi: 40 lutas, 36 vitórias, 25 por nocaute, 3 derrotas, 1 empate.

Em autobiografia publicada em 2011, revelou haver sido molestado sexualmente em duas ocasiões por um técnico.
A primeira aconteceu quando o lutador tinha 15 anos, durante uma competição em Nova York.
A outra ocorreu anos depois, em um carro parado em um estacionamento deserto, quando o treinador discutia com o atleta as perspectivas para as Olimpíadas de 1976, em que o boxeador conquistou a medalha de ouro.
Na biografia, Sugar Ray Leonard também fala sobre seu uso de cocaína, ser pai de uma criança aos 17 anos e crescer em uma casa em que estavam presentes o abuso de álcool e violência doméstica.
Polêmicas a parte o ex pugilista, mostrou à todos que o admiravam e principalmete à seus adversários um boxe extremamente ágil e eficiente.
Sugar Ray Leonard: um bailarino no ringue.










fontes: globoesporte.com / enciclopédia livre


segunda-feira, 27 de junho de 2011

o trio de ferro

Trio de Ferro é a denominação para a tríade de grandes clubes tradicionais de futebol paulistano formada pelo Sport Club Corinthians Paulista, pela Sociedade Esportiva Palmeiras e pelo São Paulo Futebol Clube.
O termo Trio de Ferro começou a ser utilizado a partir da década de 1920 do século XX, quando o Corinthians, o Palestra e o Club Athlético Paulistano, até então a maior potência da época, passaram a monopolizar a maior quantidade de títulos e torcedores do futebol paulista.
Além das glórias conquistadas ao longo dos anos, as equipes do Trio de Ferro também já passaram por períodos bastante ruins nas suas respectivas histórias.
Das três equipes, o Corinthians é a que ficou mais tempo sem títulos relevantes no futebol. Após a conquista do Campeonato Paulista de 1954, o tabu alvinegro se estendeu até o título do Campeonato Paulista de 1977.
O Palmeiras também passou por um longo período sem títulos, entre as conquistas do Campeonato Paulista de 1976 e do Campeonato Paulista de 1993.
Com um período menor de jejum que os adversários, o São Paulo também ficou sem ganhar nada entre as conquistas do Campeonato Paulista de 1957 e do Campeonato Paulista de 1970.
Outro momento ruim na história de dois dos componentes do Trio de Ferro foi o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, torneio de clubes mais importantes do País.
O Palmeiras caiu para Segunda Divisão do campeonato nacional em 2002.
O Corinthians, por sua vez, caiu em 2007.
O São Paulo nunca chegou a ser rebaixado em competições nacionais, mas disputou o Campeonato Paulista de 1991 num grupo de clubes mais fracos.
Para os torcedores dos times rivais, a passagem do São Paulo do grupo mais forte, que continha equipes como Corinthians, Palmeiras e Santos, para o mais fraco foi considerada uma espécie de "rebaixamento".
Segundo a tradição do equilíbrio nos confrontos do Trio de Ferro, O Corinthians tem menos vitórias nos clássicos contra o Palmeiras, que tem menor vitórias nos confrontos contra o São Paulo, que tem menos vitórias nas partidas contra o Corinthians.
O clássico mais antigo e que envolve a maior rivalidade é o realizado entre Corinthians e Palmeiras, chamado de Derby.
Depois dele, o que envolve maior rivalidade e até uma certa dose de inimizade por razões históricas é o clássico entre Palmeiras e São Paulo, chamado de Choque-Rei.
Já o confronto entre Corinthians e São Paulo, é chamado de Majestoso e reúne atualmente as maiores torcidas da capital e do Estado.
  • Corinthians x Palmeiras, o Derby Paulista
    • Partidas: 336 (de 6 de maio de 1917 até 1 de maio de 2011)
    • Vitórias do Corinthians: 115
    • Vitórias do Palmeiras: 120
    • Empates: 101
    • Gols do Corinthians: 449
    • Gols do Palmeiras: 490
  • Palmeiras x São Paulo, o Choque Rei
    • Partidas: 297 (de 30 de março de 1930 até 27 de fevereiro de 2011)
    • Vitórias do Palmeiras: 97
    • Vitórias do São Paulo: 103
    • Empates: 97
    • Gols do Palmeiras: 390
    • Gols do São Paulo: 403
  • São Paulo x Corinthians, o Majestoso
    • Partidas: 307 (de 25 de maio de 1930 até 27 de março de 2011)
    • Vitórias do São Paulo: 98
    • Vitórias do Corinthians: 113
    • Empates: 96
    • Gols do São Paulo: 430
    • Gols do Corinthians: 444
futebol: paixão sincera não importa qual camisa você defenda.

                                                                      PALESTRINOS

"deedy verdão" vocalista do we are the clash


rafinha palestrino de coração

CORINTIANOS


gersão corintiano das antigas

                                                                     SÃO PAULINOS


matheus "todo mundo odeia o cris" no tricolor quem manda agora é a molecada



ao mestre com carinho

É comum no meio dos cronistas esportivos o fascinio pela mesmice.
Alguns gênios surgem a cada muitas décadas para quebrar com estes e outros antigos vícios da crônica.
Um destes combatentes ao senso comum  foi o acriano de Xapuri Armando Nogueira,  que tornou-se referência para a classe, fugindo do habitual e fazendo escola com originalidade e poesia embutidas em suas crônicas.
A elegância dos grandes craques vistas em campo tembém foi adotada por Armando ao escrever.
Jamais se furtou em extravasar sua paixão pelo futebol , pelos craques que fizeram este país ser reconhecido no planeta e pelo seu clube do coração o Botafogo.
O vídeo abaixo mostra um trecho retirado do programa Globo Esporte exibido em 2008 e apresenta um texto do genial Armando Nogueira chamado A Bola, declamado pelo não menos talentoso ator Paulo José.

ótima segunda - feira ! abraços



quinta-feira, 23 de junho de 2011

com que roupa eu vou?

Não temos duvidas de que o futebol move multidões.
Dentre as mais diversas modalidades esportivas, é aquela que mais contribui para o desenvolvimento da nação.
As seleções nacionais são espelhos do países que representam e vemos em cada jogador um pouco de nós mesmos.
O futebol também já proporcionou situações estranhas e inimagináveis nos dias atuais.
Imaginem que um dia a França já disputou uma partida de Copa do Mundo com uniformes emprestados por um clube de futebol amador.
O fato ocorreu em 1978 no mundial disputado na Argentina o jogo em questão era França x Hungria.
Normal seriam os franceses jogarem de azul e os húngaros de vermelho.
No entanto, a FIFA pediu à Federação Húngara que levasse as camisas brancas, porque azul e vermelho ficariam muito parecidos na transmissão em preto-e-branco alguns televisores ainda recebiam este modo de transmissão.
Os franceses culpavam a FIFA pelos erros de arbitragem nas duas derrotas anteriores para Itália e Argentina.
Em sinal de protesto levaram ao Parque Municipal apenas suas camisas brancas, e com elas entraram em campo.
O juiz da partida Arnaldo César Coelho recusou-se a iniciar a partida, enquanto os franceses não trocassem de camisa, já que os uniformes eram idênticos. 
A solução francesa foi utilizar as camisas do Club Atletico Kimberley, um time amador de Mar del Plata, cujos jogadores estavam presentes no estádio.
O uniforme possuía listras verticais em verde e branco, e deu sorte aos franceses que venceram a partida por 3 x 1 com gols de Christian Lopez, Marc Berdoll , Dominique Rocheteau para a França e Sandor Zombori para a Hungria. 
Este fato ocorrido com a França em 1978 não foi inédito em Copas do Mundo.
Outras edições da competição em 1934, 1950, 1958 e 1990 também foram marcadas por fatos semelhantes .


Mar del Plata, 10 de junho de 1978. França 3 x 1 Hungria. Franceses utilizando a camisa do Club Atletico Kimberley,  time amador de Mar del Plata.


Club Atletico Kimberley.

Club Atletico Kimberley.

Na Copa de 1950, no jogo Suíça x México, os mexicanos tiveram que trocar as camisas, pois também jogavam de vermelho. As camisas escolhidas foram as do Cruzeiro de Porto Alegre (o jogo foi no Estádio dos Eucaliptos).

Em 1958, a Argentina alaranjada do capitão Pedro Dellacha à esquerda utilizou o uniforme do Malmö clube sueco , contra a Alemanha Ocidental do capitão Fritz Walter.
O árbitro da partida achou que a camisa da seleção argentina se confundiria com a dos alemães ocidentais.

Em 1990  a Costa Rica, nos jogos contra Brasil e Suécia  utilizou uma camisa listrada verticalmente em preto e branco homenageando  La Libertad, um dos primeiros clubes da Costa Rica, que completava 75 anos.

Em 1934 a seleção da Áustria utilizou a camisa do Napoli por sugestão dos organizadores, na decisão de terceiro lugar contra a Alemanha. , para atrair mais público para a partida, que foi disputada no Stadio Giorgio Ascarelli, em Nápoles. (não consegui as fotos)

bom feriado a todos. abraços

sexta-feira, 17 de junho de 2011

formando cidadãos

A prática de esportes traz uma série de benefícios para a população.
Reduz o aparecimento de enfermidades, além de contribuir de forma eficaz para a formação física e psíquica dos cidadãos.
O esporte contribui para a sociedade à partir do momento em que resgata valores opostos aos de grande parte da população atual que apresenta hábitos não saudáveis e consumistas.
Não importa qual modalidade esportiva praticar.
Uma mente ocupada pelos esportes, representa uma mente distante da criminalidade.
A infância caracteriza o melhor momento de se começar a prática de atitudes saudáveis, que além de atividades físicas, são representadas também por hábitos alimentares saudáveis.  O exemplo vem de casa.

abraços e boa sexta - feira !









quarta-feira, 15 de junho de 2011

relembrando 1962




pula joão


Inegavelmente somos o país do futebol.
Por mais ermos e sem recursos que sejam os territórios desta nação, sempre encontramos alguem chutando uma bola e vibrando com a marcação de um gol.
Lamentavelmente, esquecemo-nos muitas vezes dos outros esportes, que tiveram ídolos tão grandiosos como os do futebol.
João Carlos de Oliveira o "João do Pulo" , foi um desses exemplos, nascido em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954 o atleta saltador foi recordista brasileiro e mundial no salto triplo, esta última marca conquistada em 15 de outubro de 1975 nos Jogos Pan Americanos da Cidade do México com a marca de 17,89 m uma diferença de 45 cm do antigo recorde da modalidade que pertencia ao soviético Viktor Saneyev , que em 1976 o derrotaria na disputa pelo ouro nas Olímpiadas de Montreal.
Em 1979, nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, João do Pulo tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância.
Em 1980, nas Olimpíadas de Moscou novamente favorito a vencer o salto triplo, novamente ficou com a medalha de bronze, superado respectivamente pelos soviéticos Jaak Uudmae e Viktor Saneyev. Os fiscais anularam 9 de suas 11 tentativas, fato que causou muitas especulações até os dias de hoje.
Teve a carreira de atleta brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um acidente automobilístico. Sua perna direita teve que ser amputada e seu desempenho atlético ficou comprometido.
João do Pulo morreu em 1999 devido a cirrose hepática e infecção generalizada, solitário e com dívidas financeiras. Deixou dois filhos. 
Seu recorde mundial somente foi batido quase dez anos depois pelo americano Willie Banks com 17,90 m em Indianápolis em 16 de junho de 1985. Seu recorde brasileiro e sul-americano só foi batido vinte e dois anos depois por Jadel Gregório, com 17,90 m, em Belém no dia 20 de maio de 2007.
  

terça-feira, 14 de junho de 2011

galáticos


Time do Santos Futebol Clube bi campeão da libertadores e mundial. Em pé da esquerda para a direita - Lima, Zito , Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados - Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Em 1962, a final sulamericana contra o Peñarol aconteceu em 3 jogos. O primeiro vencido pelos santistas em Montevideu por 2x1 com dois gols de Coutinho e um de Spencer para os uruguaios. O segundo vencido pelos uruguaios em Santos por 3x2  gols de Dorval e Mengalvio para o Santos, Sasia e Spencer duas vezes para o Peñarol. E o terceiro vencido pelo Santos por 3x0 com dois gols de Pelé e um de Caetano (contra) disputado em Nuñez na capital Argentina.

Em 1963, a final foi disputada em dois jogos contra o Boca Juniors. O Santos venceu as duas partidas, a primeira no Maracanã para mais de 100 mil pessoas por 3x2 com dois gols de Coutinho e um de Lima para o peixe e dois de San Filippo para o Boca . A segunda partida foi na temível Bombonera em Buenos Aires com gols de Coutinho e Pelé e San Filippo para os argentinos o Santos Futebol Clube sagrou-se bi campeão da Libertadors de América.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

blog abre o jogo

http://blogabreojogo.blogspot.com/

Pessoal prestigiem o blog abre o jogo, do jornalista guilherme galdino. Reflexões muito interessantes são postadas pelo autor bem como dados curiosos do futebol.   

domingo, 12 de junho de 2011

rei da garoa


Hoje posto um trecho do programa Mesa Redonda Futebol Debate da TV Gazeta exibido em outubro de 2010, comemorando os 70 anos do Rei Pelé. Um clipe com as jogadas do atleta do século no Santos e na seleção brasileira, é musicado através de uma  parceria entre o rei do futebol, o tradicionalissimo grupo vocal paulistano Demônios da Garoa e seu grande amigo Jair Rodrigues. abraço a todos e bom domingo.  


quinta-feira, 9 de junho de 2011

peter com lino


Hoje posto para vocês uma entrevista feita pelo sociólogo Peter Muller que bateu um papo com o comentarista do SporTV Carlos Eduardo Lino sobre a transmissão esportiva no Brasil.

confiram. Abraços

quarta-feira, 8 de junho de 2011

um desafio sem lero lero




Pessoal essa campanha é muito bem feita.
Trata-se do Campeonato Nextel de Comemoração de Gol, trazendo dois jogadores emblemáticos do futebol brasileiro Biro Biro e Serginho Chulapa. Estes atletas proporcionaram grandes embates nos anos 70 e 80 defendendo seus clubes e disputaram seguidamente 3 finais do campeonato paulista. O corintiano Biro Biro levou a melhor em cima do são paulino Serginho nos anos de 1982 e 1983, já  na disputa da finalíssima em 1984 Chulapa deu o troco defendendo a equipe do Santos e conquistou o caneco para a equipe de Vila Belmiro.

BIRO-BIROAntônio José da Silva Filho,  nascido no dia 18 de maio de 1959, começou a carreira no Sport Recife e se transferiu para o Corinthians em 1978.
Segundo o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Biro-Biro, entre 1978 e 1988, vestiu a camisa alvinegra em 589 partidas (265 vitórias, 199 empates e 125 derrotas) e marcou 75 gols.

SERGINHO CHULAPASérgio Bernardino, o Serginho Chulapa, nascido no dia 23 de dezembro de 1953, foi centroavante do São Paulo, de 1974 a 1983, do Santos, de 1983 a 1984 e de 1986 a 1989, e da Seleção Brasileira, na Copa de 82. Serginho é o maior artilheiro da história do São Paulo com 242 gols em 401 jogos (210 vitórias, 113 empates, 78 derrotas) e foi um dos maiores centroavantes do futebol brasileiro em todos os tempos. O temperamento explosivo, porém, atrapalhou um pouco a carreira deste goleador, que chegou a ser suspenso por 14 meses por ter agredido com um chute na canela um bandeirinha. Serginho é a ainda o maior artilheiro do Santos após a Era Pelé com 104 gols.

fontes: Rogério Micheletti / Celso Unzelte



 

terça-feira, 7 de junho de 2011

quinze minutos

O jogo contra a Romênia esta noite no Pacaembu marcará a despedida de Ronaldo Fenômeno com a camisa da seleção brasileira, e trará ao ex atleta, a oportunidade de ostentar a coroa de rei do futebol mundial nos últimos vinte anos pelos quinze minutos que permanecerá em campo.
Maior artilheiro de todas as Copas do Mundo e bi - campeão mundial com o Brasil, Ronaldo reconhece que seu papel como protagonista, chegará ao fim após o término do primeiro tempo da partida, e com o sentimento de dever cumprido, proporcionará a todos a oportunidade de vermos mesmo que por pouco tempo, uma formação de ataque que há muito não víamos em nossa seleção, jogando ao lado da grande revelação do futebol mundial o garoto Neymar.
Estes dois personagens atualmente são exemplos de oposição, enquanto um inícia uma trajetória vigorosa e promissora no futebol mundial, o outro, encerra sua carreira lutando contra seu maior adversário o próprio corpo. A caracterísitca que os iguala é o talento, ambos  fazem parte do seleto grupo dos escolhidos por Deus para a prática de um esporte.
O tempo para Ronaldo foi implacável revelando suas marcas, dores e medos mas, ao mesmo tempo, fazendo com que o atleta tivesse histórias para contar, se orgulhar e sorrir.
Como é bom ver o tempo passar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

bem vindo ao blog

Queridos amigos leitores bem vindos ao meu blog. Saibam que este é um espaço livre para a troca de idéias de todos aqueles que amam o esporte e consideram pertinentes discussões sobre os fatos que cercam essa nossa paixão em comum. Participem comigo deste projeto mandando seus textos, indicando temas e curiosidades para juntos debatermos. Este blog é feito por seus leitores sem qualquer tipo de ingerência e parcialidade. Juntos teremos êxito.

Pesquise neste blog