quinta-feira, 23 de junho de 2011

com que roupa eu vou?

Não temos duvidas de que o futebol move multidões.
Dentre as mais diversas modalidades esportivas, é aquela que mais contribui para o desenvolvimento da nação.
As seleções nacionais são espelhos do países que representam e vemos em cada jogador um pouco de nós mesmos.
O futebol também já proporcionou situações estranhas e inimagináveis nos dias atuais.
Imaginem que um dia a França já disputou uma partida de Copa do Mundo com uniformes emprestados por um clube de futebol amador.
O fato ocorreu em 1978 no mundial disputado na Argentina o jogo em questão era França x Hungria.
Normal seriam os franceses jogarem de azul e os húngaros de vermelho.
No entanto, a FIFA pediu à Federação Húngara que levasse as camisas brancas, porque azul e vermelho ficariam muito parecidos na transmissão em preto-e-branco alguns televisores ainda recebiam este modo de transmissão.
Os franceses culpavam a FIFA pelos erros de arbitragem nas duas derrotas anteriores para Itália e Argentina.
Em sinal de protesto levaram ao Parque Municipal apenas suas camisas brancas, e com elas entraram em campo.
O juiz da partida Arnaldo César Coelho recusou-se a iniciar a partida, enquanto os franceses não trocassem de camisa, já que os uniformes eram idênticos. 
A solução francesa foi utilizar as camisas do Club Atletico Kimberley, um time amador de Mar del Plata, cujos jogadores estavam presentes no estádio.
O uniforme possuía listras verticais em verde e branco, e deu sorte aos franceses que venceram a partida por 3 x 1 com gols de Christian Lopez, Marc Berdoll , Dominique Rocheteau para a França e Sandor Zombori para a Hungria. 
Este fato ocorrido com a França em 1978 não foi inédito em Copas do Mundo.
Outras edições da competição em 1934, 1950, 1958 e 1990 também foram marcadas por fatos semelhantes .


Mar del Plata, 10 de junho de 1978. França 3 x 1 Hungria. Franceses utilizando a camisa do Club Atletico Kimberley,  time amador de Mar del Plata.


Club Atletico Kimberley.

Club Atletico Kimberley.

Na Copa de 1950, no jogo Suíça x México, os mexicanos tiveram que trocar as camisas, pois também jogavam de vermelho. As camisas escolhidas foram as do Cruzeiro de Porto Alegre (o jogo foi no Estádio dos Eucaliptos).

Em 1958, a Argentina alaranjada do capitão Pedro Dellacha à esquerda utilizou o uniforme do Malmö clube sueco , contra a Alemanha Ocidental do capitão Fritz Walter.
O árbitro da partida achou que a camisa da seleção argentina se confundiria com a dos alemães ocidentais.

Em 1990  a Costa Rica, nos jogos contra Brasil e Suécia  utilizou uma camisa listrada verticalmente em preto e branco homenageando  La Libertad, um dos primeiros clubes da Costa Rica, que completava 75 anos.

Em 1934 a seleção da Áustria utilizou a camisa do Napoli por sugestão dos organizadores, na decisão de terceiro lugar contra a Alemanha. , para atrair mais público para a partida, que foi disputada no Stadio Giorgio Ascarelli, em Nápoles. (não consegui as fotos)

bom feriado a todos. abraços

3 comentários:

  1. Muito bom o post léo! Outra história legal com camisas é a da Holanda de 74. A patrocinadora na época era a Adidas, mas eles não pagavam nada para os atletas. Ai o Cruijff ficou puto, e tirou uma das 3 listras da camisa dele.E com 2 listras não é Adidas né?hahah...e até hoje, as camisas retro da Holanda são feitas com apenas 2 listra...em homenagem ao Cruijff!...depois disso os caras da adidas tevem ter feito uma macumba monstro pra Holanda não ganhar né? hahaha

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Karina. A historia do Holanda devia estar ai. Inclusive, eu tenho a retro dela, me identifico, kkk... Outra coisa ligada ao tema é a moda dos clubes de lançar uma 3ª camisa, diferente das tradições da equipe. O meu tricolor ainda não aderiu a esta febre, mas vamos ver até quando...

    ResponderExcluir
  3. prometo falar sobre a camisa da holanda no próximo post. abraços

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog