segunda-feira, 10 de outubro de 2011

valor ofertado x valor percebido dos produtos esportivos

Segundo KOTLER (2006:43) “Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam ou desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”. 
O valor de um produto  sobre a ótica do Marketing é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação `a quantia real paga pelo produto. Temos então a relação Custo x beneficio ou em termos acadêmicos Valor Ofertado x Valor Percebido. O valor percebido pelo cliente é a diferença entre avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e custos relativos a um produto ou serviço e as alternativas percebidas.
Exemplo: uma Ferrari F50 edição especial oferecida para um cliente a 50.000 reais é muito barata mesmo o cliente não dispondo desta quantia ele sabe que o valor ofertado deveria ser muito maior do que este.  Neste caso o valor ofertado está muito acima do valor percebido já que uma Ferrari como esta custa em média 570 mil dólares.
A aquisição de um determinado bem depende de a pessoa ter o montante cobrado disponível  e de ela achar compensatório o preço proposto pelo vendedor. As camisas dos clubes brasileiros diferem seus valores umas das outras levando em conta os direitos de royalties  dos fabricantes do material esportivo.
Inicialmente parece simples entender por que um torcedor deseja vestir a camisa de seu time do coração. Por um lado há a paixão clubistica um espaço para se criar identidade  com torcedores do mesmo time e s e opor aos adversários. Por outro lado temos a idéia de que ao usar - mos a camisa do time estamos vestindo a peça igual a que seu ídolo utiliza em campo remetendo a idéia de simulacro.
As camisas oficiais dos clubes criam a ilusão de que o torcedor pode vestir o mesmo uniforme envergado pelos atletas  no campo de jogo, podendo até personalizar sua camisa como nome e numero. A compra de uma camisa oficial é a forma de o torcedor sentir  parte envolvente de uma comunidade  pois alem de tudo colabora com as finanças do clube. 
A dificuldade em se trabalhar com o valor percebido das camisas dos times de futebol tem a ver com o fato de que o torcedor sabe que o dinheiro proveniente da venda dessas camisas será administrado  em parte pela diretoria de SeUS clubes sendo assim imaginam que o dinheiro da venda de camisas não será usado de forma eficiente em beneficio do clube devido a desorganização e ausência de planejamento.
Dada a heterogeneidade de torcedores consumidores  no país inteiro seria possível oferecer diferentes artigos licensiados a públicos mais segmentados em que preço e qualidade competissem  em faixas próprias resolver – se - ia assim a questão do valor ofertado permitindo o consumo de produtos oficias por parte de pessoas de maior e menor renda. 
        

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