Com a transformação do esporte em fenômeno midiático, percebemos todo e qualquer jogador como um produto em potencial que vai atingir algum público alvo e se tornar um garoto propaganda. A mídia, cada vez mais influencia no espetáculo esportivo. Não é a toa que a copa do mudo é o evento mais assistido do mundo, o futebol é um esporte televisivo. A presença da televisão é fundamental para o sucesso do esporte.
O futebol alimenta o imaginário do torcedor que através da mídia, se identifica com o jogador, o idolatra, construindo os mitos. A mídia e o esporte trabalham muito bem a formação e destruição do mito. A mídia tem a necessidade de produzir novas mercadorias. Por tanto, cria mitos, pessoas que tem uma aparência comum, de origem nas camadas populares que tem no esporte uma capacidade de ascensão social gerando o consumo. As grandes corporações passaram a investir no futebol, os craques do campo viravam garotos-propagandas de cigarros, bebidas, etc. A afirmação do brasileiro João Havelange quando assumiu a presidência da FIFA, resume bem o que o futebol se tornava: “Vim para vender um produto chamado futebol.” Demonstrando que o esporte se tornou um fenômeno midiático.
reflexão sobre o texto de
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro
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