terça-feira, 9 de agosto de 2011

ele

Aos 80 anos nos deixou ontém dia 8 o histórico narrador esportivo Walter Abrahão.
Walter após 30 dias de internação no Hospital Nove de Julho na capital paulista, não suportou as complicações decorrentes de um câncer pulmonar que o acometia nos últimos anos.
Casado com Laura Balsamo Abrahão , também falecida de câncer em 2009, o casal teve três filhos Thalita, Walter e Marcelle.
Paulista de Piraju , Walter Abrahão chegou em São Paulo no ano de 1950, ingressando na Faculdade de direito do Largo São Francisco, se formando em 1958 com a maior turma já formada na escola até hoje.
Sua vida artística-radiofônica teve início na Rádio Difusora Noroeste de Promissão onde, com 16 anos, fez sua primeira narração de futebol. Ainda teve também breve passagem pela Lins Rádio Clube. Vindo para São Paulo em 1950, trabalhou na Rádio Cruzeiro do Sul, ingressando finalmente nas Emissoras Associadas de São Paulo.
Ele participou da transmissão de cinco copas do mundo (Copa de 1962 – Chile, Copa de 1966 – Inglaterra, Copa de 1970 – México, Copa de 1974 – Alemanha, Copa de 1978 – Argentina, Copa de 1986 – México), exercendo sempre a função de chefe de equipe.
Em 1963, Walter Abrahão foi o criador do chamado "bi-lance" que três anos depois, na Copa da Inglaterra, foi mostrado ao mundo, pela TV inglesa, o famoso "replay", que nada mais era do que o "bi-lance" de Abrahão.
Ele também foi o criador da "escolha do melhor em campo" com premiação, do sistema de jogo de vôlei sem vantagem, com contagem direta e do jargão "oxo", se referindo a uma partida empatada em zero a zero.
Participou do pool de TVs que transmitiu a Copa do Mundo de 1970.
Alternavam-se Oduvaldo Cozzi e Walter Abrahão (ambos da TV Tupi); Geraldo José de Almeida (Globo) e Fernando Solera (Record e Bandeirantes). Os comentaristas eram Rui Porto, João Saldanha e Leônidas da Silva.
Para Walter Abrahão, Pelé era de outro mundo chegando até mesmo a negar sua existência.
Pelé era "ele". Era desse modo que Walter narrava quando Pelé pegava na bola:  Ele. “A bola está com Ele.”
Walter foi eleito vereador de São Paulo, em 1988, e exerceu dois mandatos. Também foi presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo de 1997 a 2001.
Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de São Paulo, e levado posteriormente ao Cemitério da vila Mariana onde foi sepultado.

boa terça feira aos amigos! abraços

Abaixo um trecho programa Loucos por Futebol transmitido pela ESPN Brasil em 2010 uma das últimas apariçoes de Walter na televisão.



Abaixo, os três quase gols mais famosos de Pelé na Copa de 1970: a tentativa do meio-campo contra a Tchecoslováquia, o chute de primeira na reposição do goleiro Mazurkiewicz, contra o Uruguai, e o drible da vaca sobre o mesmo camisa 1. As narrações são de Luís Noriega (contra a Tchecoslováquia), Oduvaldo Cozzi (primeiro lance contra o Uruguai) e Walter Abrahão (segundo lance contra o Uruguai). A de Luís Noriega foi feita pela TV Cultura posteriormente ao evento, provavelmente em 1974, quando foram adquiridos os teipes coloridos dos shows brasileiros. As outras são da época, apenas sincronizadas com as imagens em cores. Gravado do Grandes Momentos do Esporte, da TV Cultura, em junho de 2005.


Mesa Redonda da TV Tupi em 1971: José Roberto Ramos, Gerdy Gomes, Gerson Araújo, Geraldo Bretas, Walter Abrahão, Leivinha, Walter Lacerda e Garcia Gambeiro, ex-colunista do Popular da Tarde.

Walter Abrahão, à esquerda, e Paulo Machado de Carvalho, à direita, juntos, em 17 de dezembro de 1970.






créditos: espnbrasil.com.br / miltonneves.com.br / folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog