terça-feira, 5 de julho de 2011

a mídia e os recursos aplicados às transmissões de futebol

        
            As televisões investem a cada dia para atrair mais telespectadores através de câmeras dispostas em diversos pontos do gramado bem como estatísticas que informem cada vez mais quem acompanha uma partida pelo seu televisor.
A utilização de tecnologia de ponta na captação dos jogos faz com que as emissoras tornem-se uma ótima fonte de renda para patrocinadores e clubes. Os aperfeiçoamentos técnicos são muitos. A relação entre esporte e mídia vem de muito tempo. Pode-se notar que nos últimos anos as partidas de futebol apresentam horários muito mais condizentes ao público que assiste aos jogos em casa do que ao que vai ao estádio.
Com a grande quantidade de aparelhos de TV espalhados pelo mundo, bem como o grande número de canais , os dirigentes esportivos e as emissoras, conflitam entre si, já que os cartolas temem que os jogos transmitidos pela televisão, espantem cada vez mais o publico dos gramados, diminuindo a renda de suas entidades.
Nos dias atuais as emissoras procuram cada vez mais uma interatividade com o telespectador nas transmissões esportivas. Com modernos aparelhos é possível se fazer com que o publico participe da transmissão. O que preocupa é o conteúdo proposto por essas emissoras que muitas vezes preferem o espetáculo e a polêmica em detrimento da informação.
A utilização de ex – atletas comentando jogos e participando de transmissões é salutar em muitos momentos, porém, inibem o papel do jornalista que passa a ser mero transmitidor de fatos e resultados, muitas vezes, sem qualquer busca pela qualidade. A falta de preparo destes profissionais, bem como o desconhecimento da área, faz com que o torcedor se iluda através de números não verídicos informados por parte destes comentaristas. Estes equívocos se dão muitas vezes devido as transmissões off tube, onde os profissionais não se deslocam até as cabines do estádio para transmitir os jogos, e sim, comentam dentro de cabines na própria emissora assistindo a partida através se um monitor de TV.
O mínimo que se deve exigir do profissional que cobre o esporte é que o mesmo procure entender a modalidade sobre a qual cobrirá. Cabe sempre uma constante profissionalização e atualização do profissional da área so assim haverá uma maior qualidade jornalística.

                                                                                                                                              texto produzido com base nas análises de Caroline Colucio Vendite / Laércio Luis Valente / Alan Paschoal Palombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog