quarta-feira, 15 de junho de 2011

pula joão


Inegavelmente somos o país do futebol.
Por mais ermos e sem recursos que sejam os territórios desta nação, sempre encontramos alguem chutando uma bola e vibrando com a marcação de um gol.
Lamentavelmente, esquecemo-nos muitas vezes dos outros esportes, que tiveram ídolos tão grandiosos como os do futebol.
João Carlos de Oliveira o "João do Pulo" , foi um desses exemplos, nascido em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954 o atleta saltador foi recordista brasileiro e mundial no salto triplo, esta última marca conquistada em 15 de outubro de 1975 nos Jogos Pan Americanos da Cidade do México com a marca de 17,89 m uma diferença de 45 cm do antigo recorde da modalidade que pertencia ao soviético Viktor Saneyev , que em 1976 o derrotaria na disputa pelo ouro nas Olímpiadas de Montreal.
Em 1979, nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, João do Pulo tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância.
Em 1980, nas Olimpíadas de Moscou novamente favorito a vencer o salto triplo, novamente ficou com a medalha de bronze, superado respectivamente pelos soviéticos Jaak Uudmae e Viktor Saneyev. Os fiscais anularam 9 de suas 11 tentativas, fato que causou muitas especulações até os dias de hoje.
Teve a carreira de atleta brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um acidente automobilístico. Sua perna direita teve que ser amputada e seu desempenho atlético ficou comprometido.
João do Pulo morreu em 1999 devido a cirrose hepática e infecção generalizada, solitário e com dívidas financeiras. Deixou dois filhos. 
Seu recorde mundial somente foi batido quase dez anos depois pelo americano Willie Banks com 17,90 m em Indianápolis em 16 de junho de 1985. Seu recorde brasileiro e sul-americano só foi batido vinte e dois anos depois por Jadel Gregório, com 17,90 m, em Belém no dia 20 de maio de 2007.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste blog